São Paulo, SP

45 dias para liberar o benefício no INSS: Veja os prazos

45 dias para liberar o benefício no INSS: Veja os prazos: Aposentadoria Especial Blog Explica: 45 dias para liberar o benefício no INSS: Veja os prazos. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) deverá cumprir o prazo legal de 45 dias para

45 dias para liberar o benefício no INSS: Veja os prazos

45 dias para liberar o benefício no INSS: Veja os prazos. O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) deverá cumprir o prazo legal de 45 dias para a análise de requerimentos de benefícios — desde que o requerente tenha cumprido todas as exigências — sob pena de pagar multa diária. A determinação é do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2), que analisou uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF). A decisão se estende a todas as agências do INSS no país. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal
O instituto também terá um prazo máximo de 90 dias para dispor de pessoal capacitado nas agências que possa fazer o atendimento físico de todos os segurados que não consigam ou não saibam utilizar o portal “Meu INSS”. Em caso de descumprimento, a multa será de R$ 20 mil por dia.
TRF-4 usa decreto de Bolsonaro e reduz pena de preso por tráfico de armas
Procurado, o INSS informou que “ainda não foi devidamente intimado e não conhece ainda os contornos finais da decisão. Quando devidamente intimado, o INSS, em conjunto com a Advocacia-Geral da União (AGU), avaliará a interposição dos recursos cabíveis”.
Ação civil pública
A ação civil pública foi movida pelo MPF em maio do ano passado. O pedido era para que o INSS analisasse e concluísse os procedimentos para concessão de benefícios previdenciários ou assistenciais, no prazo de um mês e meio, estipulado pela própria legislação previdenciária.
Inicialmente, o MPF sugerida que fosse fixada uma multa diária de até R$ 50 mil, em caso de descumprimento. Esse valor acabou sendo reduzido. A ação civil pública foi ajuizada na 13ª Vara Federal da Seção Judiciária do Rio de Janeiro.
As razões apontadas pelo MPF para levar o INSS à Justiça foram “incapacidade na prestação de serviços de forma eficaz, insuficiência de servidores para atendimento da demanda crescente de serviços, falta de estrutura física, demora e precariedade no atendimento”. Os problemas, segundo o Ministério Público Federal, vem sendo observados desde 2016.
INSS será investigado por demorar em analisar a concessão de Benefícios
O número de queixas contra o INSS se intensificou de 2018 para cá, segundo o MPF, com a constatação de “exagerada demora na análise dos requerimentos de concessão de benefícios previdenciários e assistenciais (como salário-maternidade, pensão por morte, aposentadoria por tempo de serviço e contribuição, Loas etc)”.
Audiência na Baixada
Na terça-feira (dia 11), houve uma audiência pública na sede da Procuradoria da República em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, para discutir as filas virtuais …

Mais Notícias

Guia Completo Aposentadoria Especial Conquiste Descanso 1

Chega de dúvidas sobre a aposentadoria especial! Este guia completo desvenda todos os segredos, desde os requisitos até o passo a passo para solicitar o benefício. Descubra como comprovar seu tempo de trabalho em condições insalubres e conquiste o merecido descanso com tranquilidade e segurança.

Veja como é feita a liberação do Bolsa Atleta

Veja como é feita a liberação do Bolsa Atleta: Aposentadoria Especial Blog Explica: {wfc_og:description} Veja como é feita a liberação do Bolsa Atleta Veja como é...

Novos prazos para pedido de benefício ao INSS

Novos prazos para pedido de benefício ao INSS: Aposentadoria Especial Blog Explica: {wfc_og:description} Novos prazos para pedido de benefício ao INSS Novos prazos para pedido de...

Como ter acesso aos programas pelo Cadastro Único após inscrição?

Como ter acesso aos programas pelo Cadastro Único após inscrição?: Aposentadoria Especial Blog Explica: {wfc_og:description} Como ter acesso aos programas pelo Cadastro Único após inscrição? Como...