Uma parcela enorme da população planeja estar aposentado algum dia,porém a parcela da população que realmente sabe exatamente como começar esse processo, e como segui-lo é pouca. Quaisquer dados do trabalhador consta no Cadastro Nacional e Informações Sociais ou CNIS. esses dados que constam no nesses que serão usadas para fazer o processo.

Uma informação útil para quem se encontra preocupado com o processo da aposentadoria basta buscar a previdência mais cedo como mais ou menos uns cinco anos anteriores a real necessidade de solicitar o começo do processo para que assim a análise da quantidade de documentos faltando, ou algum outro fator incorreto do CNIS possa ser realizada.

Como iniciar o processo de solicitação da aposentadoria?

Para iniciar o processo previdenciário o primeiro passo para o cumprimento é realizar o agendamento da aposentadoria. Este procedimento pode ser feito pela internet, mas primeiramente, é importante organizar a papelada certa para justificar o requerimento da aposentadoria.

Os documentos requisitados são:

  • Processo trabalhista na íntegra;
  • Carteira de trabalho;
  • LTCAT (Laudo das Condições Ambientais de trabalho);
  • Certificado de reservista;
  • PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário);
  • Guias da previdência social.

Caso o segurado que está interessado em solicitar aposentadoria seja especial (rural), ele irá necessitar dos comprovantes dos pagamentos da época em que trabalhava nessa área, assim como a certidão de nascimento de irmãos nascidos na área tural, histórico escolar de ensino em escola rural (do solicitante e de seus parentes), Certidão do Incra, registro de imóvel rural, e por fim, cópia do prontuário de identidade.

Caso esse procedimento seja sucedido, o cidadão solicitante irá receber uma carta de concessão, confirmando o resultado positivo do processo, mas caso o cidadão receba uma carta de indeferimento significa que a solicitação foi negada.

É fundamental estabelecer que não é obrigatório aceitar a renda mensal estabelecida na aposentadoria concedida ao segurado, há a possibilidade de questionar a decisão mas para isso, é necessário que o segurado questione antes de iniciar o recebimento da renda mensal da aposentadoria, pois caso o segurado já tenha começado a receber o valor da primeira parcela não será permitido contestar o valor.

Seguir o desenvolvimento da solicitação de aposentadoria

Existe a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento da solicitação de aposentadoria do INSS antes mesmo de receber a carta, para isso, existem algumas opções:

  • Ir a uma agência da previdência pessoalmente;
  • Consulta pela internet – mais confortável e a melhor opção para a maioria.

Para aqueles que escolhem consultar pela internet, o procedimento pode ser realizado a hora que o segurado desejar, mas saiba que pode ser que o procedimento não seja um dos mais rápidos possíveis pois pode demorar para que o beneficiário apareça online no serviço oferecido pelo INSS.

Para realizar esse processo facilmente, é necessário ter os documentos em mãos, são eles:

  • Número do benefício;
  • Data de nascimento do segurado;
  • Nome completo;
  • CPF.

Assim que o segurado tiver preenchido o formulário que solicitam esses documentos, uma página com os dados referentes a solicitação do caso será acessada, e nela poderá aparecer uma das três alternativas:

  • Deferida – Solicitação aceita e benefício confirmado;
  • Habilitada – Documentos estão no processo de análise;
  • Indeferida – Negado.

Caso o cidadão ainda tenha dúvidas sobre esse assunto, deve ligar 135 – central da previdência – a ligação é de graça, e pode ser feita entre as 7h até as 22h entre segunda-feira e sábado.

Você também pode se interessar por:

Compartilhe