Como o INSS faz a análise dos pedidos de Aposentadoria?

Como o INSS faz a análise dos pedidos de Aposentadoria?: Aposentadoria Especial Blog Explica: Como o INSS faz a análise dos pedidos de Aposentadoria? Alcançar a aposentadoria é o sonho de muitos trabalhadores que, após trabalharem a vida inteira,

Como o INSS faz a análise dos pedidos de Aposentadoria?

Como o INSS faz a análise dos pedidos de Aposentadoria? Alcançar a aposentadoria é o sonho de muitos trabalhadores que, após trabalharem a vida inteira, aguardam ansiosamente por esse momento. Porém, tem sido cada vez mais comum uma demora na análise de aposentadoria pelo INSS, o que pode gerar, inclusive, atrasos. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal
Esse é um assunto que muitas vezes está em destaque nos meios de comunicação e acaba gerando muita discussão e debate nas redes sociais. Mas, qual é a razão para essa demora?
Neste artigo, vamos explicar diversos pontos que envolvem o funcionamento dessa análise. Será possível entender como funciona esse processo, quais os principais motivos da lentidão, a importância da documentação completa e, principalmente, o que o segurado pode fazer para agilizar o procedimento. Confira!
INSS perde R$ 14 milhões pela demora
Como o processo de análise de aposentadoria funciona
Antes de falarmos sobre os motivos da demora na análise de aposentadoria da Previdência Social, vamos explicar um pouco sobre como funciona esse processo e o seu prazo.
Após o segurado reunir toda a documentação necessária para encaminhar sua aposentadoria e dar entrada com o pedido administrativo, o INSS tem um prazo para realizar toda a análise do caso do trabalhador.
De maneira geral, segundo a Lei 9.784/99, o INSS tem um prazo de 30 dias para emitir uma decisão em qualquer requerimento administrativo. Ainda, esse prazo poderá ser prorrogado para mais 30 dias.
Porém, na grande maioria dos casos, esse prazo não é respeitado e um pedido de aposentadoria pode demorar meses para ser analisado ou, até mesmo, mais de um ano. Quando isso acontecer, uma das primeiras atitudes que o trabalhador pode fazer é registrar uma reclamação na Ouvidoria do INSS.
Documentos que ajudam a destravar sua Aposentadoria no INSS
Principais motivos para a demora da análise de aposentadoria
A situação da demora na análise de aposentadoria acontece em virtude de diversos fatores. Muitos deles não dependem do segurado, porém, outros estão ligados à organização e ao planejamento do trabalhador antes de solicitar o seu benefício.
Deficit de servidores
Não é segredo para ninguém que a situação da falta de servidores do INSS vem se tornando uma bola de neve cada vez maior. Enquanto a demanda pelos benefícios aumenta, o número de servidores continua diminuindo. Porém, essa não é uma situação atual. A necessidade da contratação de servidores já é antiga e tem tido grande impacto nos serviços oferecidos pelo instituto.
Segundo dados da Anasps (Associação Nacional dos Servidores Públicos, da Previdência e da Seguridade Social), em trê …

Compartilhe
- Advertisement -spot_img

Leia Mais

Recente

Compartilhe