Destacado

Enem: entenda as vantagens para o estudante que realiza o exame

Compartilhe

Enem: entenda as vantagens para o estudante que realiza o exame: Aposentadoria Especial Blog Explica: Enem: entenda as vantagens para o estudante que realiza o exame. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar

Enem: entenda as vantagens para o estudante que realiza o exame

Enem: entenda as vantagens para o estudante que realiza o exame. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e, em 2009, passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem também podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do Enem como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
A aplicação do Enem ocorre em dois domingos. Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: a) linguagens, códigos e suas tecnologias; b) ciências humanas e suas tecnologias; c) ciências da natureza e suas tecnologias; d) matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões, ao todo. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade.
Pela primeira vez, o Inep realizará o Enem Digital, com aplicação em janeiro e fevereiro de 2021. A prova em computador está prevista para mais de 96 mil participantes.
Quais as principais novidades do Enem 2020 impresso em relação à edição no ano passado?
Todas as condições especiais para realização da prova agora estão enquadradas em “atendimento especializado”, no sistema de inscrição. Fique atento!
Participantes cegos, surdocegos, com baixa visão ou visão monocular poderão solicitar recurso para uso de leitor de tela.O participante com surdocegueira poderá optar pelo tipo de atuação de seus guias-intérpretes, uso de tadoma ou Libras tátil.
Tempo adicional de 60 minutos para participantes lactantes que informarem tal condição no sistema de inscrição e levarem o lactente e o acompanhante no dia da aplicação.
Foto do participante adicionada ao sistema de inscrição.
Participantes com doenças infectocontagiosas descritas no edital deverão entrar em contato com o Inep para comprovação de sua condição e não deverão …


Compartilhe

Você também pode se interessar por

Carregando...