São Paulo, SP

Não recolhimento do FGTS pode ser reclamado até qual período?

Não recolhimento do FGTS pode ser reclamado até qual período?: Aposentadoria Especial Blog Explica: Não recolhimento do FGTS pode ser reclamado até qual período? A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que os trabalhadores com

Não recolhimento do FGTS pode ser reclamado até qual período?

saque aniversário do fgts

Não recolhimento do FGTS pode ser reclamado até qual período? A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu que os trabalhadores com ações de cobrança de parcelas vencidas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem pedir os pagamentos atrasados dos últimos 30 anos, caso a ação tenha sido proposta até 13 de novembro de 2019.
Com esse entendimento, baseado em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o colegiado negou recurso no qual o Estado do Amazonas pedia a aplicação da prescrição de cinco anos na ação ajuizada por uma servidora temporária para receber verbas trabalhistas, inclusive parcelas do FGTS.
O Tribunal de Justiça do Amazonas condenou o Estado a pagar à servidora todo o período trabalhado, entre abril de 2010 e março de 2017, considerando a prescrição de 30 anos. Para o governo estadual, o precedente do STF não se aplicaria às demandas que envolvem pessoa jurídica de direito público, para as quais o prazo de prescrição da cobrança seria de cinco anos.
— A decisão atinge os processos sobre contratos de trabalho que estavam em vigor ou se iniciaram até o ano de 2014, com reclamações de empregados sobre não recolhimento do FGTS, e cuja a ação tenha sido proposta até 2019. Para contrato de trabalho posterior a 2014, só se aplica o prazo de cinco anos —explica a advogada trabalhista Maria Lúcia Benhame, do escritório Benhame Sociedade de Advogados.
Aplicação dos efeitos
A ministra Regina Helena Costa afirmou que a aplicação do precedente firmado no julgamento do STF não se restringe aos litígios que envolvem pessoas jurídicas de direito privado, incidindo também em demandas que objetivam a cobrança do FGTS, independentemente da natureza jurídica da parte ré.
Regina Helena Costa explicou que, no julgamento do STF, foi declarada a inconstitucionalidade das normas que previam prazo prescricional de 30 anos para ações relativas a valores não depositados no FGTS, mas houve modulação dos efeitos, ou seja, um período de adaptação à nova norma com o objetivo de resguardar a segurança jurídica.

***FOTO DE ARQUIVO***SÃO PAULO, SP, BRASIL, 10.03.17 Agencia da Caixa na Avenida Paulista. O saque do FGTS inativo começa nesta sexta-feira (10) para nascidos em janeiro e fevereiro e que tem dinheiro em contas inativas ate dez.2015. (Foto: Marcus Leoni / Folhapress)

Dessa forma, o STF estabeleceu o prazo de cinco anos para os casos em que o termo inicial da prescrição — ausência de depósito no FGTS — ocorreu após a data do julgamento, em 13 de novembro de 2014. Para as hipóteses com o prazo …

Mais Notícias

Guia Completo Aposentadoria Especial Conquiste Descanso 1

Chega de dúvidas sobre a aposentadoria especial! Este guia completo desvenda todos os segredos, desde os requisitos até o passo a passo para solicitar o benefício. Descubra como comprovar seu tempo de trabalho em condições insalubres e conquiste o merecido descanso com tranquilidade e segurança.

Veja como é feita a liberação do Bolsa Atleta

Veja como é feita a liberação do Bolsa Atleta: Aposentadoria Especial Blog Explica: {wfc_og:description} Veja como é feita a liberação do Bolsa Atleta Veja como é...

Novos prazos para pedido de benefício ao INSS

Novos prazos para pedido de benefício ao INSS: Aposentadoria Especial Blog Explica: {wfc_og:description} Novos prazos para pedido de benefício ao INSS Novos prazos para pedido de...

Como ter acesso aos programas pelo Cadastro Único após inscrição?

Como ter acesso aos programas pelo Cadastro Único após inscrição?: Aposentadoria Especial Blog Explica: {wfc_og:description} Como ter acesso aos programas pelo Cadastro Único após inscrição? Como...