Pagamento mensal para quem nunca contribuiu no INSS com o BPC-LOAS

Pagamento mensal para quem nunca contribuiu no INSS com o BPC-LOAS: Aposentadoria Especial Blog Explica: Pagamento mensal para quem nunca contribuiu no INSS com o BPC-LOAS. Conseguir se aposentar e ter uma vida tranquila após tantos anos de trabalho é o

Pagamento mensal para quem nunca contribuiu no INSS com o BPC-LOAS

Pagamento mensal para quem nunca contribuiu no INSS com o BPC-LOAS. Conseguir se aposentar e ter uma vida tranquila após tantos anos de trabalho é o desejo da grande maioria dos brasileiros. Entretanto, existe uma parte da população que nunca contribuiu, ou ainda, contribuiu apenas durante um período de sua vida (mas não o suficiente para requerer o benefício).
Se você chegou até este conteúdo, isso pode significar que você está em uma idade próxima de se aposentar mas não sabe se é ou não possível a aposentadoria para quem nunca contribuiu. Ou ainda, deve ter ouvido de algum conhecido ou familiar sobre alguém que nunca pagou o INSS mas mesmo assim conseguiu se “aposentar” com um salário mínimo. 
Ter essa dúvida é mais comum do que as pessoas imaginam. Por ser um tema muito importante e que impacta diretamente a vida do trabalhador, desenvolvemos esse conteúdo para esclarecer essa situação. 
Continue lendo esse texto para entender de uma vez por todas se é ou não possível a aposentadoria para quem nunca contribuiu ao INSS.  Boa leitura
É possível se aposentar sem ter contribuído ao INSS?
Antes de mais nada, vamos responder a essa dúvida tão frequente nos trabalhadores. A resposta, entretanto, pode não ser a esperada. Então vamos lá: não é possível se aposentar sem ter contribuído ao INSS. Vamos entender um pouco melhor qual a razão disso.
Regras para ganhar o Bolsa Família(Abre numa nova aba do navegador)
Já comentamos aqui no blog sobre como funciona a Previdência Social. Em resumo, ela é um seguro social, que tem como objetivo garantir a manutenção e a proteção dos segurados durante a sua vida laboral (salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente, etc) ou ao final dela (aposentadoria).  
Para ter direito ao recebimento desses benefícios que ela oferece, é necessário que sejam realizadas contribuições mensais. Enquanto essas contribuições estiverem sendo realizadas, o trabalhador é considerado um segurado e passa a estar “coberto” por este seguro. 
Assim sendo, é preciso estar contribuindo para poder solicitar os benefícios oferecidos pela Previdência. Por isso, não existe a possibilidade de aposentadoria para quem nunca contribuiu.
Entretanto, esse pode não ser o fim da linha para aquele trabalhador que nunca contribuiu ao INSS. Existe um benefício, assistencial, que pode ser uma alternativa nesses casos. 
LOAS é aposentadoria?
Não são raras as situações onde as pessoas comentam que se aposentaram sem nunca terem contribuído ao INSS. Como vimos anteriormente, sabemos que isso não é possível. Mas então de qual benefício elas estão falando? Elas estão falando do Benefício Assistencial ao Idoso (BPC). 
A primeira coisa …

Compartilhe
- Advertisement -spot_img

Leia Mais

Recente

Compartilhe