Programa do Cadastro Único: Benefícios para quem faz a inscrição: Aposentadoria Especial Blog Explica: Programa do Cadastro Único: Benefícios para quem faz a inscrição. Muito se ouviu falar em Cadastro Único ao longo de 2020. Isso porque foi preciso esse
Programa do Cadastro Único: Benefícios para quem faz a inscrição
Programa do Cadastro Único: Benefícios para quem faz a inscrição. Muito se ouviu falar em Cadastro Único ao longo de 2020. Isso porque foi preciso esse cadastramento para receber o auxílio emergencial disponibilizado pelo governo para ajudar aqueles prejudicados pela pandemia da covid-19. Mas, afinal, o que é e para que serve o Cadastro Único?
Fizemos um guia para você entender de uma vez por todas tudo sobre o CadÚnico. Confira:
O que é Cadastro Único?
Criado em 2001 por meio do decreto nº 3.887, o Cadastramento Único para Programas Sociais do Governo Federal, ou somente Cadastro Único, tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza por meio de dados fornecidos pela população.
O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério da Cidadania e, no Distrito Federal, pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
O CadÚnico serve para dar apoio à implementação de políticas públicas que visam a melhoria na vida dessas famílias. Para isso, governo federal, estados e municípios utilizam as informações sobre todo o núcleo familiar, as características do domicílio, as formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família daqueles cadastrados.
Dessa forma, os gestores ficam a par de todos os riscos e vulnerabilidades da população pobre e extremamente pobre.
O Cadastro Único é a principal porta de entrada para os benefícios do governo federal. São eles:
Programa Bolsa Família
Programa DF sem Miséria
Programa Bolsa Alfa
Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas)
Programa Morar Bem
Isenção de taxas em concursos públicos federais
Isenção de taxas em concursos públicos distritais
Telefone Popular
Fomento às atividades produtivas rurais
Tarifa social de energia elétrica
Tarifa social de água
Carteira do idoso
Carta social
Redução da contribuição previdenciária para fins de aposentadoria de dona de casa
Programa Identidade Jovem
Auxílio emergencial durante a pandemia da covid-19
Contudo, o cadastramento não significa a inclusão automática nos programas sociais. Os programas são gerenciados por diversos órgãos. A seleção e o atendimento da família ocorrem de acordo com critérios e procedimentos definidos pelos gestores e pela legislação específica de cada um deles.
Como saber se estou cadastrado no Cadastro Único?
Há três formas de consultar se você está cadastrado no CadÚnico:
Pelo site
Acesse o site Meu CadÚnico. https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/
Preencha o formulário com seu nome completo, data de nascimento, o nome da mãe e selecione o estado e município onde mora.
Clique em “Emitir”.
Pelo aplicativo
Baixe …