Saiba como funciona o Auxílio Reclusão pago pelo INSS

Saiba como funciona o Auxílio Reclusão pago pelo INSS: Aposentadoria Especial Blog Explica: Saiba como funciona o Auxílio Reclusão pago pelo INSS. O Auxílio Reclusão costuma ser um dos benefícios mais polêmicos do INSS. Com certeza você já ouviu

Saiba como funciona o Auxílio Reclusão pago pelo INSS

Saiba como funciona o Auxílio Reclusão pago pelo INSS. O Auxílio Reclusão costuma ser um dos benefícios mais polêmicos do INSS. Com certeza você já ouviu ou leu alguma notícia sobre esse benefício e pode até mesmo ter ficado chocado com ela. Acertei?
Contudo, normalmente as polêmicas giram em torno de notícias falsas (fake news) ou interpretações equivocadas sobre esse benefício. E essas informações incorretas acabam se propagando em redes sociais, aplicativos de mensagens, rodas de conversa, entre outros.  E no fim, muitas pessoas acabam divulgado uma inverdade, sem verificar se a informação está ou não correta
Benefício Auxílio Reclusão do INSS sofre queda na concessão
Em razão disso, listamos aqui 5 mitos e verdades sobre o Auxílio Reclusão que você precisa saber para nunca mais se deixar levar por alguma notícia falsa.
Confira!
Como funciona o Auxílio Reclusão?
O Auxílio Reclusão é um benefício previdenciário devido aos dependentes do segurado de baixa renda que estiver recluso, visando garantir a manutenção e sobrevivência desses dependentes no período em que o segurado estiver preso e impossibilitado de prover esse sustento.   Esse benefício foi criado através da lei 8.213, de 24 de junho de 1991. 
O segurado recluso não pode estar recebendo salário ou algum outro benefício do INSS (pois, nesse caso, ele ainda teria condições de manter o sustento dos seus dependentes). 
Agora que entendemos o que significa esse benefício, vamos conferir os fatos que separamos sobre o Auxílio Reclusão do INSS.
1º – Quem recebe o Auxílio Reclusão é o preso?
Esse é um dos principais equívocos cometidos por grande parte da população. Contrariando muitas notícias divulgadas nas redes sociais, o benefício NÃO é pago ou devido ao preso.
Confira os boatos sobre o Auxílio Reclusão INSS que estão circulando
Conforme visto anteriormente,  quem tem direito ao Auxílio Reclusão são os  dependentes. Ou seja, àqueles que dependem do segurado para manter sua sobrevivência. 
Assim, se, por exemplo, o segurado recluso não tiver nenhum dependente, não haverá pagamento desse auxílio. 
Portanto, o objetivo desse benefício não é sustentar o preso, mas sim proteger os seus dependentes, que acabam ficando em situação de vulnerabilidade.
2º – Os dependentes de qualquer presidiário irão receber o Auxílio Reclusão?
Novamente, ao contrário do que muitos pensam, isso não é verdade.  Estima-se que os dependentes de menos de 10% da população carcerária tem direito Auxílio Reclusão. 
Dessa forma, em termos de porcentagem, verifica-se que esse auxílio não é pago a muitas pessoas, pelo contrário. Isso ocorre porque a lei …

Compartilhe
- Advertisement -spot_img

Leia Mais

Recente

Compartilhe