Destacado

Saiba como usar a calculadora para Aposentadorias do INSS

Compartilhe

Saiba como usar a calculadora para Aposentadorias do INSS: Aposentadoria Especial Blog Explica: Saiba como usar a calculadora para Aposentadorias do INSS. A Reforma da Previdência 2019 foi promulgada. Isso significa que a partir de agora estão

Saiba como usar a calculadora para Aposentadorias do INSS

Saiba como usar a calculadora para Aposentadorias do INSS. A Reforma da Previdência 2019 foi promulgada. Isso significa que a partir de agora estão valendo as novas regras. Entre as inúmeras mudanças nos benefícios do INSS, uma delas diz respeito a como calcular o valor da aposentadoria do segurado. 
E, como cada tipos de aposentadoria tem suas particularidades, entender como funciona esse processo pode te ajudar, e muito, na hora de solicitar seu benefício. 
Boa leitura!
Revisão da vida toda: Como funciona no INSS?
Como calcular o valor da aposentadoria: entenda como funciona o processo
Para calcular o valor da aposentadoria do INSS é preciso, em primeiro lugar, descobrir qual é o salário de benefício do segurado.  Esse valor será encontrado após a realização de um cálculo base. 
Tanto o cálculo do benefício como o do salário de benefício mudaram com as novas regras. 
Para que fique mais fácil a compreensão nesse ponto, vamos explicar  a realização do cálculo antes e depois da reforma 
Cálculo Base de salário de benefício antes da reforma
Antes da reforma ser promulgada, para saber qual era o salário de benefício do segurado, era necessário fazer a média  das 80% maiores contribuições realizadas desde 07/1994. As 20% menores eram excluídas do cálculo.
Para realizar a média, após excluir os 20% das contribuições mais baixas,  bastava somar todos os salários mais altos (que são os 80%) e dividir pelo número de contribuições. Criamos uma arte para te ajudar a entender melhor como funcionava o cálculo. 

O diferencial desse cálculo é que ele era benéfico, principalmente, aos segurados que em algum momento da vida laboral tiveram salários baixos.  Pois esses salários menores não seriam computados no cálculo do valor do seu benefício.
É dessa forma era feito o cálculo base dos benefícios. 
Cálculo Base de salário de benefício depois da reforma
De acordo com a proposta da Reforma da Previdência 2019, o cálculo base será realizado utilizando 100% dos salários de contribuição. Ou seja, todos os salários do segurado, ainda que baixos, irão integrar o cálculo do valor do salário de benefício. 
INSS: Aposentados ficam sem ganho real este ano
A nova regra propõe que, poderão ser excluídas da média as contribuições que reduzam o valor do benefício do segurado.  Porém esses meses excluídos não poderão ser considerados para qualquer finalidade (não irão contar como tempo de contribuição, por exemplo).

Como calcular o valor da aposentadoria 
Agora que explicamos como é realizado o cálculo base do salário de benefício, vamos entender como chegamos no valor do benefício propriamente dito. 
De acordo com as novas regras, sobre …


Compartilhe

Você também pode se interessar por

Carregando...