Aposentadoria Especial Aposentadoria em Geral Aposentadoria Especial por tempo de contribuição Aposentadoria por idade Aposentadoria por Invalidez Aposentadoria por tempo de Contribuição Destacado

24 de Janeiro é o Dia do Aposentado

Compartilhe

Dia do Aposentado

Nesta quarta-feira, dia 24 de janeiro, é comemorado o dia nacional do aposentado. A data é um marco na história da previdência social do Brasil, pois é uma homenagem à greve dos trabalhadores das estradas de ferro de 1906.

O direito à aposentadoria só foi conquistado no nosso país após anos e anos de luta, mas, dentre os inúmeros acontecimentos, esta greve é um dos que mais se destacam. Os trabalhadores protestavam, dentre outras coisas, pelo retorno da carga horária de 10 horas por dia, 6 dias por semana – a carga tinha sido recentemente aumentada; e contra o desconto de 30% do salário para uma aposentadoria privada obrigatória, cujos cálculos eram motivo de desconfiança entre os funcionários.

 

O Dia do Aposentado foi criado em homenagem à instituição da primeira lei brasileira destinada à previdência social, em 24 de janeiro de 1923, pelo então presidente Artur Bernardes: a lei Eloy Chaves.

O dia é destinado a homenagear os profissionais que se dedicaram a vida inteira ao trabalho e agora usufruem dos benefícios da previdência, recebendo do governo uma gratificação por todos os anos de serviços prestados ao país.

De acordo com a legislação brasileira, existem cinco categorias específicas de aposentadoria: a compulsória, a especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição.

Os conflitos violentos com a polícia deixaram ao menos dois trabalhadores mortos. Nos seus 15 dias de duração, a greve se alastrou pelo país e vários outros setores aderiram em solidariedade. Após as manifestações iniciais, a greve voltou a ocorrer em 1907, em 1917 e em 1919.

Como consequência dela e de outras manifestações sociais, em 24 de janeiro de 1923 o advogado e deputado federal Eloy Chaves apresentou o primeiro projeto de Previdência Social do Brasil, acabando com as previdências privadas obrigatórias e garantindo o direito à aposentadoria.

 

24 de Janeiro é o Dia do Aposentado

24 de Janeiro é o Dia do Aposentado

 

“A vida é uma sucessão de fatos, um deles é a aposentadoria antes considerada fase de descanso, fim de carreira e etc.

 

Hoje, não nos aposentamos, terminamos uma tarefa, as demais se seguem:

Cuidar bem da saúde física, mental e da alma, exercitar-se física e mentalmente, dançar, passear, viajar, aproveitar mais o convívio com a família e amigos e aproveitar da vida todas as oportunidades de ser feliz, sem esquecer a disposição de luta por nossos ideais.”

O Dia do Aposentado, instituído por lei, em 1981, por iniciativa do então Deputado federal Benedito Marcílio, que permanece muito atuante no movimento nacional de aposentados, foi presidente da Confederação Brasileira (Cobap) e preside a Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas da Região do Grande ABCDMRPRGS, com sede em Santo André/SP


Compartilhe

Você também pode se interessar por

Carregando...