Alterada para as mulheres idade de Aposentadoria no INSS

Alterada para as mulheres idade de Aposentadoria no INSS: Aposentadoria Especial Blog Explica: Alterada para as mulheres idade de Aposentadoria no INSS. Esse dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2018. E, após anos de

Alterada para as mulheres idade de Aposentadoria no INSS

Por Últimas
Publicado em 26 de julho de 2020

Alterada para as mulheres idade de Aposentadoria no INSS. Esse dado é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua de 2018. E, após anos de muito esforço e trabalho, é chegada a hora de conquistar a sua aposentadoria.
A aposentadoria para a mulher tem algumas regras que são um pouco diferentes da dos homens. Com a Reforma da Previdência em 2019, muitas regras mudaram, afetando principalmente o público feminino.
Entender como funciona o seu direito é o primeiro passo na direção do tão sonhado benefício. Portanto, neste artigo mostraremos as principais mudanças na aposentadoria para a mulher, para que assim seja possível realizar um melhor planejamento para o futuro. Acompanhe nosso conteúdo completo. Boa leitura!
Portal reúne dados e informações sobre mulheres do Distrito federal(Abre numa nova aba do navegador)
Como funciona a aposentadoria para mulher
A aposentadoria da mulher é um pouco diferente da aposentadoria do homem. Em algumas modalidades, é possível ter uma idade menor; em outras, um tempo reduzido de contribuição. Para a segurada especial (agricultora, pescadora artesanal ou indígena), por exemplo, a concessão de aposentadoria exige idade de 55 anos e comprovação de 180 meses de trabalho nessas atividades.
Com a Reforma da Previdência, algumas regras mudaram e, agora, existem diversas outras possibilidades de aposentadoria. Porém, não basta ter apenas a idade ou o tempo mínimo; é necessário que esses parâmetros estejam dentro dos novos requisitos para que a aposentadoria seja concedida. É o que vamos entender nos próximos tópicos.
Mulher espera no INSS por aposentadoria após ter pedido recusado(Abre numa nova aba do navegador)
Por que as regras são diferentes para homens e mulheres
As mulheres não deveriam ter os mesmos deveres, já que reivindicam os mesmos direitos dos homens? Essa diferença no regramento para se aposentar nada mais é que uma espécie de compensação pelas desigualdades de gênero, que fazem com que o ingresso no mercado de trabalho seja muito diferente para homens e mulheres.
Além disso, também é uma forma de compensar e reconhecer o trabalho doméstico – isto é, os cuidados com a casa e com os filhos –, que é acumulado ao longo de toda a vida da mulher.
Desigualdade no mercado de trabalho
A diferença no mercado de trabalho começa no desemprego: segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego das mulheres é 39,4% superior à dos homens. Por esse motivo, as mulheres acabam tendo que recorrer ao trabalho informal para ter alguma fonte de renda.
Confira como é calculado pelo INSS o valor da Aposentadoria( …

Compartilhe
- Advertisement -spot_img

Leia Mais

Recente

Compartilhe