Você Conhece a Aposentadoria Especial 2019
Sabe quem tem o direito e se você tem o direito ou não? A Aposentadoria Especial é um direito para quem trabalha exposto a agentes e locais considerados nocivos à saúde, no quesito periculosidade, penosidade ou insalubridade. Aposentadoria Especial 2019 mudou o valor ou teve alguma mudança substantiva?
Aposentadoria Especial 2019 – Quem tem Direito, Requisitos, Valor
Esses locais podem causar um risco à vida e à saúde do trabalhador ao longo do tempo de trabalho e por isso existe uma previdência social especial para esses tipos de casos. Além disso, esse tipo de aposentadoria não sofre com o fator previdenciário – que vai diminuindo a aposentadoria ao longo do tempo.
Palavras Principais: aposentadoria, especial, 2019
Quem tem direito à Aposentadoria Especial 2019
Esse benefício da aposentadoria especial é só para aqueles trabalhadores que, comprovadamente, exerce uma função de perigo à sua vida e de mal à sua saúde ao longo do tempo do serviço. Pode ser um local considerado perigoso ou um ambiente em que o trabalhador está exposto a agentes/produtos nocivos à saúde.
Esses ambientes e agentes são definidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) que diz quais são esses locais, esses produtos e outras questões que podem trazer um grande risco à vida e saúde do trabalhador. Para conseguir receber essa aposentadoria especial, o trabalhador deve contribuir pelo o menos 180 contribuições no mínimo.
Requisitos para Aposentadoria Especial?
Quais os requisitos para a concessão da aposentadoria especial 2019?
O cidadão que vai requerer este benefício deve estar em dia com os seguintes requisitos:
- Tempo total de contribuição de 25, 20 ou 15 anos, conforme o caso, exposto aos agentes nocivos especificados em lei.
A exposição deve ser contínua e ininterrupta durante a jornada de trabalho; - Mínimo de 180 meses de efetiva atividade, para fins de carência.
Documentos Originais Necessários
Para ser atendido nas agências do INSS, deve apresentar um documento de identificação com foto e o número do CPF para quem é a Aposentadoria Especial 2019. É importante, também, que você apresente documentos que comprovem os seus períodos trabalhados, como carteira profissional, carnês de contribuição e outros comprovantes de pagamento ao INSS.
Para a aposentadoria especial 2019, é fundamental que o trabalhador apresente os documentos que comprovem a exposição a agentes nocivos, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), fornecido pelos empregadores.
Se ainda tem dúvidas sobre a documentação, veja a relação completa de documentos necessários para comprovar a sua atividade.
Outras informações
- A caracterização de tempo como especial obedecerá ao disposto na legislação em vigor na época em que o trabalho foi exercido;
- As regras de conversão de tempo especial em tempo de atividade comum aplicam-se ao trabalho prestado em qualquer período;
- A aposentadoria especial requerida e concedida a partir de 29/4/1995 será cancelada pelo INSS caso o beneficiário permaneça ou retorne à atividade que ensejou a concessão desse benefício;
- Caso não possa comparecer ao INSS, tem a opção de nomear um procurador para fazer o requerimento em seu lugar.
Quais são as profissões que têm direito à Aposentadoria Especial?
Abaixo, alguns exemplos de profissões que podem gerar aposentadoria especial:
- · Médicos,
- · Enfermeiros,
- · Dentistas,
- · Engenheiros,
- · Aeronautas,
- · Eletricistas,
- · Motoristas e cobradores de ônibus,
- · Motoristas e ajudantes de caminhão,
- · Frentista em posto de gasolina,
- · Técnicos em radiologia,
- · Bombeiros,
- · Investigadores
- · Guardas com uso de arma de fogo,
- · Metalúrgicos,
- · Soldadores,
- · Profissionais que atuam na caça, pesca, agricultura, entre outros
O que é PPP para se Aposentar? Aposentadoria Especial
O Perfil Profissiográfico Previdenciário-PPP constitui-se em um documento histórico-laboral do trabalhador que reúne, entre outras informações, dados administrativos, registros ambientais e resultados de monitoração biológica, durante todo o período em que este exerceu suas atividades na respectiva empresa.