Aposentadoria integral do INSS pode ser garantida a qual segurado?

Aposentadoria integral do INSS pode ser garantida a qual segurado?: Aposentadoria Especial Blog Explica: Aposentadoria integral do INSS pode ser garantida a qual segurado? Ter o direito de se aposentar após todos os anos de trabalho prestado é o que muitos

Aposentadoria integral do INSS pode ser garantida a qual segurado?

Aposentadoria integral do INSS pode ser garantida a qual segurado? Ter o direito de se aposentar após todos os anos de trabalho prestado é o que muitos brasileiros desejam quando se enquadram em um dos planos da Previdência Social. Afinal de contas, todos estamos nos encaminhando para isso em algum dia. Mas como conquistar uma aposentadoria integral, uma vez que mudanças relacionadas a esse direito estão sempre acontecendo e atingirão os seus e os meus planos de obter o benefício?
O primeiro passo é entendermos como é possível ao segurado garanti-lo em sua totalidade. Para isso, vamos explicar o que é esse tipo de aposentadoria e como um auxílio especializado pode fazer a diferença. Boa leitura!
O que é a aposentadoria integral?
Uma aposentadoria integral nada mais é do que um benefício recebido sem descontos — ou seja, não há valores subtraídos da média salarial do segurado. Com as mudanças implementadas após a Reforma da Previdência em 2019, ficou mais difícil receber 100% o valor do salário de benefício.
Além disso, sobre a aposentadoria integral antes da reforma, o tempo de contribuição exigido era de, no mínimo, 30 anos para mulheres e 35 anos para os homens. Já o salário de benefício era calculado a partir da média aritmética simples dos maiores salários de contribuições, correspondente a 80% do período contributivo de julho de 1994 até a data da aposentadoria.
Podia, ainda, ser aplicado o fator previdenciário, de modo que, mesmo sendo considerada integral, por ter a incidência do fator previdenciário, poderia haver redução no valor da aposentadoria. 
Existem, assim, algumas possibilidades em que o segurado poderá receber o seu benefício de forma integral. Antes de verificarmos quais são elas, vamos entender como ficou o cálculo do valor do benefício e a regra geral após a reforma. Dessa forma, ficará mais fácil entendermos quem tem direito a uma aposentadoria integral.
Quais são os impactos da reforma no cálculo dos benefícios?
Primeiramente, é importante comentar sobre como ficou a regra geral da aposentadoria após a implementação da nova lei previdenciária. Para os segurados que se filiaram ao INSS após a reforma, será exigido 62 anos de idade e 15 anos de tempo de contribuição no caso das mulheres e 65 anos de idade e 20 de tempo de contribuição para os homens.
Aqui, o cálculo do valor do benefício também passou para novos índices. O salário de benefício será a média de todas as contribuições do segurado de julho de 1994 em diante. Desse valor, o benefício será de 60% acrescido de mais 2% ao ano de tudo que ultrapassar o período considerado mínimo para aposentadoria, que é de 15 anos para as mulheres e 20 anos para os homens.
Ou seja, …

Compartilhe
- Advertisement -spot_img

Leia Mais

Recente

Compartilhe