Destacado

Aumento da validade CNH no Detran Volta a ser Defendida 1º

Compartilhe

Aumento da validade CNH no Detran Volta a ser Defendida 1º: Aposentadoria Especial Blog Explica: Aumento da validade CNH no Detran volta a ser defendida: Acompanhe. O presidente eleito, Jair Bolsonaro, avisou via Twitter que pretende aumentar o prazo

Aumento da validade CNH no Detran volta a ser defendida: Acompanhe

Aumento da validade CNH no Detran volta a ser defendida: Acompanhe. O presidente eleito, Jair Bolsonaro, avisou via Twitter que pretende aumentar o prazo de validade da carteira nacional de habilitação no Brasil.

“Informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação”

Ele pretende estender o prazo de validade dos atuais 05 (cinco) para 10 (dez) anos.
“Informo que faremos gestões no sentido de passar para 10 anos a validade da carteira nacional de habilitação”, disse Bolsonaro que parabenizou o governo do Rio de Janeiro que anunciou a extinção da vistoria anual de veículos.

No início do ano o governo revogou uma resolução do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que obrigava os motoristas a fazer curso teórico de dez horas e uma prova para renovar a carteira de habilitação. A exigência mantida é a realização de um exame médico.

Veja como utilizar o site do Detran para solicitar a 2ª via da Habilitação

A atribuição sobre as regras de trânsito passará, a partir de janeiro de 2019, para as mãos de Gustavo Canuto, que será o titular do Ministério do Desenvolvimento Regional.

A pasta incorporará as atribuições das Cidades e Integração Nacional – dois ministérios que foram suprimidos pelo presidente eleito.

A 04 (quatro) dias para o novo governo assumir, Bolsonaro tem indicado prioridades das 22 (vinte e dois) pastas que integrarão sua gestão. As orientações atingem vão desde ajustes de gastos a medidas pontuais para cada área.

Multas e Pontuação

Multas e pontuação da CNH podem ser consultadas pelo site do Detran. Motoristas que desejam conferir os pontos existentes na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou as multas relacionadas ao veículo podem realizar a consulta de forma 100% online.

Aumento da validade CNH no Detran volta a ser defendida: Acompanhe

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) oferece o serviço por meio de seu portal www.detran.sp.gov.br e do aplicativo gratuito “Detran.SP” disponível para tablets e smartphones.

No site, após fazer login, o usuário encontra essas informações no painel chamado “Meu Detran”, que carrega automaticamente na tela e traz os principais indicadores relacionados à habilitação e a até cinco veículos registrados no CPF do condutor.

A ferramenta mostra se a habilitação do motorista está regular ou suspensa, categoria, data de vencimento, se há pontuações e possibilidade de apresentar recurso ou fazer indicação de condutor de multas aplicadas pelo Detran.SP.

Referente aos veículos consta se o licenciamento e o IPVA estão em dia, quantidade de multas e débitos pendentes, mês de licenciamento e existência de bloqueios ou outras restrições.
Governo estuda aumentar a pontuação para cassar.

HISTÓRIA DA CNH

A Carteira Nacional de Habilitação, também conhecida pela sua sigla, CNH, é um dos elementos mais importantes para a organização do trânsito no Brasil.

Para entender por que atribuímos todo esse destaque a ela, você precisa parar de imaginá-la como um simples documento que os motoristas carregam em sua carteira e pensar em tudo o que ela representa.

A atual CNH contém fotografia, número de CPF, número de RG, entre outras informações sobre o condutor. Por isso, também pode ser apresentada no Brasil como documento de identificação do cidadão.

Mas nem sempre foi assim.

  • PGU
    • É uma sigla que corresponde a Prontuário Geral Único, que é o número de registro da Carteira Nacional de Habilitação, ou carteira de motorista, que era emitida entre os anos de 1891 e 1994. À época, era obrigatório apresentar a carteira de identidade junto à PGU.

Atualmente, além de ser válida em todo o território nacional, a CNH é válida ainda como documento oficial de identificação em todo o Brasil, uma vez que possui número de identidade, CPF e fotografia do condutor. A emissão da mesma é de responsabilidade do Departamento Nacional de Trânsito (Detran).

QUEM PODE TIRAR CNH?

Somente aqueles que são alfabetizados e têm mais de 18 anos de idade podem entrar no processo para receber a habilitação. É preciso passar por um processo de formação em autoescolas, em que o indivíduo aprenderá as leis e outras informações importantes, passando em seguida por prova teórica.

Depois dessa etapa, poderá fazer as aulas práticas e, enfim, a prova prática. Mas antes dessas duas fases, há o teste psicotécnico, realizado por um profissional indicado pelo Detran local.

Na prova teórica, é preciso acertar ao menos 21 questões de 30, e depois, na prova prática, seguir as regras de trânsito e as orientações do examinador.

Quando aprovado, ele receberá a Permissão para Dirigir (PPD). Essa tem validade mais curta do que a CNH, e somente depois de vencida essa permissão que é de um ano, o condutor, não tendo cometido infrações graves, terá, finalmente, a CNH.

Muito mas muito mais Informações pela Internet

Compartilhe

Você também pode se interessar por

Carregando...