Image default
Destacado

Documentos para aposentadoria: quais é preciso ter em mãos?

Compartilhe

Documentos para aposentadoria: quais é preciso ter em mãos?: Aposentadoria Especial Blog Explica: Documentos para aposentadoria: quais é preciso ter em mãos? Fundamentais. Assim podemos definir os documentos para aposentadoria. Ter toda a documentação

Documentos para aposentadoria: quais é preciso ter em mãos?

Documentos para aposentadoria: quais é preciso ter em mãos? Fundamentais. Assim podemos definir os documentos para aposentadoria. Ter toda a documentação completa e organizada pode facilitar, e muito, a concessão do benefício almejado pelo segurado. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal
Por outro lado, não ter todos os documentos exigidos pelo INSS pode ser uma dor de cabeça para o segurado, trazendo consequências como ter seu benefício negado, precisar refazer todo o processo e perder alguns meses ou, ainda, ter o benefício concedido com valor menor do que deveria, devido a algum dado que não constava na documentação.
Veja como ficou a Aposentadoria especial do médico
Sabendo da importância desse tema e que muitas pessoas têm dúvidas sobre o assunto, criamos este material especial completo. Confira o que você verá neste artigo:

Qual é a importância dos documentos para a aposentadoria?
Como saber quando dar entrada na aposentadoria? 
Quais são os documentos necessários para a aposentadoria?
Quais são as dicas sobre documentação?
O que fazer se a aposentadoria for negada?

Boa leitura!
Qual é a importância dos documentos para a aposentadoria?
Os documentos para aposentadoria são a chave para o segurado conquistar o seu tão sonhado benefício. Por meio deles, é possível comprovar toda a sua vida laboral. 
Dar entrada no pedido de aposentadoria sem saber ao certo qual é a documentação necessária poderá gerar inúmeros prejuízos. Com isso, o trabalhador perde tempo e dinheiro (pois, se tudo estivesse correto e completo, já poderia estar recebendo o seu benefício).
Antes de começar a reunir a documentação para se aposentar, o segurado precisa identificar qual dos tipos de aposentadoria é o ideal em seu caso. Assim sendo, é preciso conhecer os requisitos necessários para cada um desses benefícios.
Existem 5 tipos de aposentadoria no Regime Geral de Previdência (INSS).

idade (urbana, rural e mista);
pessoa com deficiência;
tempo de contribuição (regras de transição);
invalidez;
especial.

Mais adiante, vamos conhecer cada uma delas.
Como saber quando dar entrada na aposentadoria? 
Como falamos no item anterior, conhecer os tipos de aposentadoria é muito importante, pois cada benefício tem os seus requisitos e exige uma documentação específica. Por isso, para saber quando dar entrada no seu pedido, é preciso, primeiro, conhecer todas as suas opções.
Devido à reforma da Previdência, as aposentadorias sofreram diversas alterações. Aqui, abordaremos as regras atuais, que são válidas para os novos segurados. Se o segurado está próximo de se aposentar, ele será enquadrado em uma das regras de transição.
Pedido negado pelo INSS pode ter situaçã …


Compartilhe

Você também pode se interessar por

Carregando...