Em SP, Ilhabela e São Sebastião veem piora da qualidade da água: Aposentadoria Especial Blog Explica: ILHABELA, SP 07 (Sete) pessoas ocupavam a faixa de areia de pouco mais de cem metros no final de semana em Ilhabela: quatro jogavam beach tennis, um casal tomava sol e a sétima lia um livro. No mar ninguém estava, apesar de os termômetros cravarem temperaturas acima de 30ºC. Uma bandeira vermelha mostrava que
Em SP, Ilhabela e São Sebastião veem piora da qualidade da água
ILHABELA, SP – 07 (Sete) pessoas ocupavam a faixa de areia de pouco mais de cem metros no final de semana em Ilhabela: quatro jogavam beach tennis, um casal tomava sol e a sétima lia um livro. No mar ninguém estava, apesar de os termômetros cravarem temperaturas acima de 30ºC.Uma bandeira vermelha mostrava que a praia de Itaquanduba estava imprópria.
Não só naquele dia –a classificação “ruim” dos anos anteriores virou “péssima” em 2019. Em 37 (trinta e sete) das 52 (cinquenta e duas) medições feitas pela Cetesb do fim de 2018 até outubro ela estava imprópria.Pela primeira vez desde que o levantamento passou a ser feito pelo jornal Folha de S.Paulo, para o verão de 2017, nenhum dos 19 (dezenove) pontos em Ilhabela foi classificado como bom.
Houve 4 pontos ruins
E, se em 2018 houve 4 pontos ruins, neste ano as notas negativas chegaram a 11 –3 péssimas e 8 ruins.A Cetesb avalia que as chuvas prejudicaram a qualidade das praias, que passaram a ter um número grande de locais impróprios de maneira geral. Por quatro anos até 2017, as praias vinham apresentado melhora.
“Ilhabela tem ocupações irregulares, nelas não é possível colocar rede de esgoto”, diz Claudia Lamparelli, gerente do setor de águas litorâneas da Cetesb.
“Outra questão é a sazonalidade, pois no verão tem fluxo de turistas, muitas vezes o dobro da população.”
Na vizinha São Sebastião, 4 dos 30 pontos foram classificados como péssimos (ante 1 no ano passado). Já o total de praias boas, 9, se manteve. A cobertura de esgoto de Ilhabela é a menor do litoral, e as soluções são difíceis porque há bairros isolados.
[penci_blockquote style=”style-1″ align=”none” author=”diz Lamparelli”]“Ilhabela teve 32% de crescimento populacional nos últimos dez anos. Muitas vezes o saneamento não consegue acompanhar”, [/penci_blockquote]
“Ilhabela teve 32% de crescimento populacional nos últimos dez anos. Muitas vezes o saneamento não consegue acompanhar”, diz Lamparelli.
A Prefeitura de Ilhabela informou que tem feito investimentos para solucionar questões históricas, como a implantação de 24 km de rede coletora entre os bairros Praia Grande e Veloso. Lamparelli afirma que, se tomados os quatro municípios do litoral norte (Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba e Caraguatatuba), o total de praias boas subiu e caiu o de péssimas.
Analista Judiciário
O analista judiciário Danilo de Magalhães Lescreck, 41, o mesmo que lia um livro sentado em Itaquanduba, disse que chegara a entrar na água.
“Sou de Santos [com seus sete pontos monitorados “péssimos”], acho que tenho casca dura. Não só em Ilhabela, esse problema de saneamento é negligenciado pelos governos. É obra que não aparece, mas tira o prazer e a qualidade de vida das pessoas.”
[penci_blockquote style=”style-1″ align=”none” author=””]“Sou de Santos [com seus sete pontos monitorados “péssimos”], acho que tenho casca dura. Não só em Ilhabela, esse problema de saneamento é negligenciado pelos governos. É obra que não aparece, mas tira o prazer e a qualidade de vida das pessoas.”[/penci_blockquote]
MTVeja quais praias estão próprias para banho em folha.com/0o36b85a