São Paulo, SP

Pensão por Morte na Reforma: Perguntas para Entender as Mudanças

Pensão por Morte na Reforma: Perguntas para Entender as Mudanças: Um dos Principais pontos em que teremos muitas modificações quando a Reforma da Previdência for publicada no jornal oficial será a pensão por morte

Pensão por Morte na Reforma: Perguntas para Entender as Mudanças

Teremos muita coisa para prestar a atenção quando for publicado a Reforma da Previdência no Diário Oficial. Pois um dos pontos em que haverá mais mudanças quando a Reforma da Previdência entrar em vigor será a pensão por morte.

PEC: Promulgada Emenda Constitucional da reforma da Previdência Fonte: Agência Senado

O que quer dizer a sigla PEC? Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é uma atualização, um emendo à Constituição Federal. É uma das propostas que exige mais tempo para preparo, elaboração e votação, uma vez que modificará a Constituição Federal.

Atualmente, o beneficiário tem direito a receber 100% do salário de benefício a que o segurado falecido tinha direito, mas isso vai mudar.

Confira as principais dúvidas sobre o assunto. As respostas são da Especialista em Direito Previdenciário e professora Adriane Bramante, advogada especializada em Previdência e presidente do IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, João, especialista em Direito Previdenciário e sócio de escritório, e Marta, especialista em Direito Previdenciário e sócia Sociedade de Advogados.

https://www.youtube.com/watch?v=_dBlrODBKQA

Aposentadoria Especial – Pós Previdenciário nº 01 do Brasil – Veja Diretamente no Youtube! se preferir.

 

Quanto Vou receber de Pensão por Morte após a Reforma?

A pensão por morte tem o valor de 100% do benefício recebido pelo aposentado que morreu ou, caso o segurado falecido ainda não fosse um aposentado, o pensionista recebe 100% da média salarial dos 80% maiores salários de contribuição desde julho de 1994, descartando as 20% de contribuições mais baixas.

Depois da reforma, o cálculo da pensão por morte passa a ser de 50% do valor do benefício mais 10% para cada dependente extra, totalizando no máximo 100% do valor de benefício.

  • dependente – 60% da pensão
  • dependentes – 70% da pensão
  • dependentes – 80% da pensão
  • dependentes – 90% da pensão
  • ou mais dependentes – 100% da pensão

A viúva é considerada uma dependente. Se ela não tiver filhos menores receberá 60% da aposentadoria do marido (50% + 10%).

Posso acumular aposentadoria e pensão por morte?

Pelas regras atuais, é possível acumular pensão e Aposentadoria do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, podendo receber mais do que o teto.

INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – Instituto Nacional do Seguro Social é uma autarquia do Governo do Brasil vinculada ao Ministério da Economia que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social

Quando as novas regras entrarem em vigor, quem acumula pensão e aposentadoria recebe 100% do benefício de maior valor e terá um redutor no segundo benefício segundo a faixa salarial.

Divido a pensão com meu filho: como fica agora?

Pelas regras atuais, quando o filho completa 21 (vinte e um) anos ele deixa de receber e a pensão integral de 100% (cem) vai para a viúva ou viúvo.

Pelas novas regras, não.

A cota de cada dependente se extingue com ele, restando aos que ficam o porcentual que lhes cabiam anteriormente.

Pensão por Morte na Reforma: Perguntas para Entender as Mudanças

No caso de uma mãe e um filho que recebessem 70% do benefício, com a saída do filho, a viúva passa a receber 60% do benefício.

Posso receber menos que um salário mínimo?

Segundo a especialista e professora Adriane Bramante, após a Reforma a Pensão por Morte no regime geral não poderá ser inferior ao salário mínimo.

Já a pensão por morte no regime próprio poderá ser inferior ao salário mínimo se o dependente já tiver renda.

Quem é Casado e Recebe pensão por Morte e depois fica viúvo de novo, vai perder a pensão?

Nesse caso a regra continua igual, não poderá acumular os dois benefícios, mas poderá optar por aquele que for mais vantajoso.

Meu marido morreu antes da aprovação da reforma, mas peço a pensão depois da aprovação. Qual será a regra?

O que vale é a data do óbito. Se o marido morreu antes de a reforma entrar em vigor, então a concessão do benefício vai ser de acordo com as regras antigas.

Mas se a morte acontecer já com a reforma em vigor, então o benefício será pago de acordo com as novas regras.

IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário

Recebo pensão por morte: vão diminuir meu benefício com a Reforma da Previdência?

Para quem já recebe a pensão por morte concedida antes de entrar em vigor as novas regras não precisa se preocupar, pois não muda nada.

Mais Notícias

Guia Completo Aposentadoria Especial Conquiste Descanso 1

Chega de dúvidas sobre a aposentadoria especial! Este guia completo desvenda todos os segredos, desde os requisitos até o passo a passo para solicitar o benefício. Descubra como comprovar seu tempo de trabalho em condições insalubres e conquiste o merecido descanso com tranquilidade e segurança.

Veja como é feita a liberação do Bolsa Atleta

Veja como é feita a liberação do Bolsa Atleta: Aposentadoria Especial Blog Explica: {wfc_og:description} Veja como é feita a liberação do Bolsa Atleta Veja como é...

Novos prazos para pedido de benefício ao INSS

Novos prazos para pedido de benefício ao INSS: Aposentadoria Especial Blog Explica: {wfc_og:description} Novos prazos para pedido de benefício ao INSS Novos prazos para pedido de...

Como ter acesso aos programas pelo Cadastro Único após inscrição?

Como ter acesso aos programas pelo Cadastro Único após inscrição?: Aposentadoria Especial Blog Explica: {wfc_og:description} Como ter acesso aos programas pelo Cadastro Único após inscrição? Como...