Aposentadoria em Geral Aposentadoria Especial Aposentadoria Especial por tempo de contribuição Aposentadoria por idade

Quanto o Tempo Restante Para se Aposentar?

Compartilhe

Poucas pessoas sabem exatamente com que idade irão se aposentar, o que significa que poucas sabem qual é o tempo restante para se aposentar, a maioria sabe “mais ou menos”, se você é uma dessas pessoas, e gostaria de ter mais certeza para um melhor planejamento, continue lendo este artigo.

Cálculo de Tempo de Contribuição

O primeiro passo para saber o tempo restante para se aposentar é calcular o tempo de contribuição que já foi realizado. Para isso, o INSS oferece um site com algumas simulações, que calculam o tempo restante para se aposentar e também o possível valor do benefício.

  • Simulação Automática (ou Calculadora do INSS): esse método busca todas as informações e dados de vínculos do segurado que estão registrados no sistema para calcular o tempo de contribuição, em outras palavras, qual o tempo restante para se aposentar. Para realizar essa busca automática é preciso logar no Meu INSS. Em caso de falta de algum vínculo nos registros previdenciários, há a opção de incluir manualmente para realizar a simulação.
  • Simulação Manual: Na simulação manual, é necessário inserir manualmente todos os dados de vínculos do segurado que deseja realizar a simulação, por isso tenha em mãos todas as carteiras de trabalho, carnês, guias e demais comprovantes de pagamentos ao INSS.
  • Simulação de Valores: O cálculo da renda mensal do segurado é feito a partir do tempo de contribuição, idade na aposentadoria e a expectativa de sobrevida do segurado na data de início do benefício (conforme Tabela de Expectativa de Sobrevida divulgada pelo IBGE). O simulador é capaz de calcular valores de benefício de acordo com a situação de cada contribuinte, com diferentes formas de cálculo seguindo a legislação.

Tempo Restante para se Aposentar – Os Diferentes Tipos de Aposentadoria

Para saber qual é o tempo restante para se aposentar, também é preciso saber os diferentes tipos de aposentadoria, pois cada um deles possui requisitos diferentes.

  • Aposentadoria por tempo de contribuição: É a maneira mais utilizada pela população para realizar o ganho do benefício. A aposentadoria por tempo de contribuição é direito do cidadão que consegue comprovar 35 anos de contribuição no caso dos homens e 30 anos para mulheres. Entretanto, há algumas exceções, regras e requisitos a analisar antes de solicitar essa aposentadoria.
  • Aposentadoria especial por tempo de contribuição: Se aposenta assim, quem trabalha em contato contínuo com agentes nocivos a saúde, como agentes químicos, biológicos e fisiológicos, por exemplo. O tempo mínimo de contribuição na regra geral é de 25 anos, mas esse tempo pode variar de acordo com o nível do perigo que o trabalhador passa.
  • Aposentadoria por tempo de contribuição do professor: Essa espécie vale para quem ensina na Educação Básica (educação infantil, ensinos fundamentais (I e II) e médio). Os profissionais da área precisam comprovar 30 anos de tempo contribuído para homens e 25 para mulheres.
  • Aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência: Tem direito a essa categoria as pessoas que sofrem com alguma deficiência, sendo necessário contribuir durante 180 meses além de cumprir alguns dos outros requisitos.
  • Aposentadoria por idade: Nesse tipo, você pode adquirir o cálculo de aposentadoria após comprovar 180 meses de trabalho. A idade mínima é 65 anos, para homens, ou 60, se for mulher.
  • Aposentadoria por idade da pessoa com deficiência: Para conseguir este benefício, a pessoa com deficiência deve provar que trabalhou por 180 meses. A idade mínima é 60 anos para os homens e 55 para as mulheres.
  • Aposentadoria por invalidez: Aposentadoria que diz respeito aos trabalhadores que estão permanentemente incapazes de exercer qualquer atividade profissional. É exigido que esses funcionários passem pela avaliação médica do INSS.

Compartilhe

Você também pode se interessar por

Carregando...