INSS: 10 respostas da Prova de vida aos beneficiários

INSS: 10 respostas da Prova de vida aos beneficiários: Aposentadoria Especial Blog Explica: INSS: 10 respostas da Prova de vida aos beneficiários. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que dará início no dia 20 de

INSS: 10 respostas da Prova de vida aos beneficiários

INSS: 10 respostas da Prova de vida aos beneficiários. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que dará início no dia 20 de agosto ao projeto-piloto para implantação da prova de vida pelo celular. O procedimento será feito por meio de biometria facial. Nesta primeira etapa, participarão cerca de 500 mil beneficiários de todo o país. A expectativa é que este serviço esteja disponível para todos os segurados ainda neste ano, caso os resultados do teste sejam positivos.
Nesta etapa, serão usadas as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, serão selecionados apenas os segurados que tenham carteira de motorista e título de eleitor.Prova de Vida por 120 dias do INSS está parada(Abre numa nova aba do navegador)
Os primeiros contatos com os segurados começarão a ser realizados nos próximos dias pelo INSS, por meio de mensagens enviadas pelo portal ou do aplicativo Meu INSS, da central telefônica 135 e do e-mail.
INSS suspende prova de vida por conta da Covid-19(Abre numa nova aba do navegador)
Os aposentados e os pensionistas selecionados para participar desse teste terão o procedimento efetivado, ou seja, não precisarão ir até a agência bancária para fazer a comprovação neste ano. Vale lembrar que a prova de vida do INSS está suspensa até 30 de setembro, em razão da pandemia do novo coronavírus.
Veja 10 perguntas e respostas sobre a prova de vida digital
1) Como será realizada a prova de vida por biometria?
Com o uso do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br) o segurado enviará uma foto e será feito o reconhecimento facial por meio de: 1) prova de vivacidade; e 2) prova de identidade. Após essas duas etapas, o aplicativo indica se aquela pessoa é de fato a pessoa do CPF informado no cadastramento.
A prova de vivacidade é efetuada da seguinte forma: o cidadão é orientado pelo aplicativo Meu gov.br a centralizar o rosto, virar o rosto para a direita, fechar os olhos, sorrir, virar novamente o rosto e fazer a captura da biometria através de foto. Seguindo esses passos, é possível confirmar a vivacidade do cidadão.
A prova de identidade é efetuada da seguinte maneira: caso a biometria do cidadão a ser validada seja do TSE, será necessário informar o número do título de eleitor. Caso a biometria seja do Denatran, será necessária a data de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
2) Todos os segurados terão que fazer a prova de vida por biometria?
Nesta primeira etapa de testes, o projeto será feito com o cerca de 500 mil beneficiários de todo o …

Compartilhe
- Advertisement -spot_img

Leia Mais

Recente

Compartilhe