INSS: beneficiários são convocados para prova de vida digital

INSS: beneficiários são convocados para prova de vida digital: Aposentadoria Especial Blog Explica: INSS: beneficiários são convocados para prova de vida digital. Aposentados e pensionistas do INSS que deveriam ter feito prova de vida no período da

INSS: beneficiários são convocados para prova de vida digital

INSS: beneficiários são convocados para prova de vida digital. Aposentados e pensionistas do INSS que deveriam ter feito prova de vida no período da pandemia e forem convidados a participar do projeto-piloto de biometria facial, que começa hoje, terão oportunidade de colocar as informações em dia. A comprovação anual é realizada todo ano no mês do aniversário do segurado, ou em 12 meses passados da última comprovação de vida, na agência bancária onde recebe o benefício. Mas, por conta do coronavírus, o prazo está suspenso até pelo menos 30 de setembro.
O que é comemorado pelo INSS é visto com desconfiança pelo advogado da Federação das Associações de Aposentados do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj), Guilherme Portanova: “O Meu INSS veio com a promessa de acelerar as concessões. E não foi isso que vimos. O site mal funciona e a fila virtual continua alta. A biometria vai funcionar?”.
Em meados de julho, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, informou que cerca de 700 mil pessoas seriam afetadas pelo adiamento. Agora, com a biometria, a expectativa do INSS é que 500 mil segurados participem do projeto-piloto. No Estado do Rio de Janeiro, 32 mil beneficiários serão convidados a participar. Serão selecionados os que tenham Carteira Nacional de Habilitação e título de eleitor, além de celular com câmera digital e acesso à internet. A checagem das informações será feita utilizando as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
De acordo com o INSS, os primeiros contatos com os segurados serão realizados por mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail. Neste primeiro momento, estes segurados, que em sua maioria já deveriam ter realizado o procedimento da prova de vida, portanto, é importante que realizem o procedimento, se forem contatados.
A prova de vida digital será feita por reconhecimento facial, com o uso da câmera do celular, por meio do aplicativo do Meu INSS e do aplicativo do Governo Digital (Meu gov.br), que vão indicar se, de fato, a pessoa da foto é a dona do CPF informado no cadastro do INSS.
O instituto alerta que, como se trata de um projeto-piloto, o ícone para a prova de vida digital estará disponível no aplicativo do Meu INSS apenas para os beneficiários selecionados para participar do programa e não para todos. Dessa forma, quem receber contato do INSS para participar terá acesso exclusivo ao serviço.
É importante lembrar, principalmente durante período de pandemia, que os postos do INSS estão fechados e para ter acesso a benefícios ou serviços basta …

Compartilhe
- Advertisement -spot_img

Leia Mais

Recente

Compartilhe